Indústria Cultural

Este site, produção para trabalho final da matéria de Teoria da Comunicação da ECA-USP, tem como intuito ilustrar a origem, razões, desenvolvimento da Indústria Cultural e seu conceito através de uma seleção de imagens, vídeos e textos.
Pós-Guerra e Propaganda nazista
TÍTULO DA REVISTA

.jpg)
.jpg)
No contexto pós guerra e nazista é o momento que a Indústria Cultural ganha forma com a propaganda política voltada para as massas
Escola de Frankfurt - Adorno e Horkheimer

A partir da observação do cenário antes citado os dois pensadores desenvolvem o conceito de Indústria Cultural que em suma abordam a reprodução dos meios de comunicação e arte massificadas feitos para o consumo e entretenimento, com potencial alienador da população.
Walter Benjamin e Pink Floyd

Membro da Escola de Frankfurt, Benjamin se destacou por uma postura mais otimista frente a Indústria Cultural: a reprodutibilidade técnica possibilita também a disseminação de produções importantes, profundas e artísticas a um maior número de pessoas.
Dentro da discussão Walter Benjamin entende que existem duas principais ramificações da reprodutibilidade técnica:
-
Estetização da política: a exemplo temos a campanha nazista, que fez uso dos meios de massa para alienar e educar o público em um sentido nocivo.
-
Politização da arte: a presença de profundidade na arte produzido no
contexto contemporânea, como a música e clipe "Another Brick in the Wall", Pink Floyd, que ao mesmo tempo em que retoma o entendimento de Adorno e Horkheimer revela a possibilidade positiva da Indústria Cultural
Mikael Paixão Dias da Costa
Teoria da Comunicação, Prof. Daniela Osvald Ramos